Conseguir fazer uma redação de cinco parágrafos é algo muito importante que você deverá aprender durante seus estudos. Aqui está um guia simples de como fazer isso e impressionar seus professores.
Original: Escrever uma redação de cinco parágrafos
A primeira frase de sua introdução deve prender o leitor imediatamente. Ela pode ser algo genérico sobre a vida que esteja de acordo com o assunto, uma frase famosa, uma brincadeira. O leitor deve ter vontade de continuar lendo o resto do texto, que deve ser cativante, mas acessível.
Você já prendeu a atenção do leitor, que está atento a cada palavra. Agora, você precisa dizer por que está aqui e por que ele também está aqui, ou seja, qual a essência do seu argumento. É nesse momento que aparece sua tese. Pode ser uma frase (ou no máximo, duas) que resuma seu argumento e mostre sobre o que é seu texto.
A última frase desse parágrafo (a introdução) também deve ter uma transição que leve o leitor para o primeiro parágrafo do desenvolvimento da redação. A forma mais fácil de fazer isso é por meio de uma afirmação confiante, por exemplo, depois de resumir os motivos para usar o cinto de segurança, você poderia incluir “Usar o cinto de segurança precisa ser obrigatório em todos os tipos de veículos para todos os passageiros, e isso precisa começar agora”.
O primeiro parágrafo do desenvolvimento da redação precisa ter seu argumento mais forte. Vá para o argumento rapidamente, na primeira ou segunda frase. Se houver algum ponto óbvio, use-o. Cada parágrafo de desenvolvimento deve conter o seguinte:
O argumento mais pobre deve ficar entre os mais fortes. O segundo parágrafo é o melhor lugar.
Explique como os três parágrafos de desenvolvimento fornecem as evidências para a conclusão que tirou. Amarre quaisquer pontas soltas do texto, mas tenha cuidado para não repetir exageradamente o que já foi dito. Seja assertivo, pois esse será o último pensamento que o leitor receberá, portanto, uma das poucas coisas com a qual ele ficará.
Deixe-o de lado um pouco antes de fazer isso. Seus olhos precisam de descanso antes de procurarem por erros. Pegue um chocolate, um copo de água, dê uma olhada no Facebook e volte. Passe por seu texto olhando a gramática, a pontuação e a ortografia.
Peça ajuda a algum amigo. Ele poderá ler o texto e verificar se alguma pergunta ainda ficou em aberto. Uma pessoa nova conseguirá enxergar coisas diferentes.